28 julho 2010

Tempo de decomposição dos materiais

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS

A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação . Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados.

Vejamos alguns dados!

 fonte - http://www.reviverde.org.br/TempodeDecomposicao.htm

Tabela com o tempo que um material leva para se decompor.


Material Tempo de Degradação
Aço Mais de 100 anos
Alumínio 200 a 500 anos
Cerâmica indeterminado
Chichetes 5 anos
Corda de nylon 30 anos
Embalagens Longa Vida até 100 anos (alumínio)
Esponjas indeterminado
Filtros de cigarros 5 anos
Isopor indeterminado
Louças indeterminado
Luvas de borracha indeterminado
Metais (componentes de equipamentos) cerca de 450 anos
Papel e papelão cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos) até 450 anos
Pneus indeterminado
Sacos e sacolas plásticas mais de 100 anos
Vidros indeterminado
fonte - http://ambientes.ambientebrasil.com.br/
   
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/gari/images/tab_decomposicao.gif
http://www.energiaeficiente.com.br/wp-content/uploads/2009/06/imagem4.png
http://4.bp.blogspot.com/_bH8YYPFC6jc/SxtsYuR0OBI/AAAAAAAAAvs/dX8HrckFKcQ/s400/tempo+de+decomposi%C3%A7%C3%A3o+de+res%C3%ADduos.bmp

9 comentários:

LucianaW disse...

Legal Cris...muito bom saber!
Bjs

Rosana Garcia Hess disse...

É por isso que temos que nos conscientizar e parar de poluir tanto o planeta.
kisses
Rosana

Adriana Melges Q. Weingart disse...

Caramba... Tinha algumas coisas que eu nem tinha ideia que demoravam tanto...
Realmente, precisamos nos conscientizar...
bjn

Luciane Ferreira disse...

Cris, qual a fonte do texto Reduzir, Reutilizar e Reciclar do seu blog? Preciso urgente.
Luciane

Flor do Dia disse...

Amei o blog de vcs... vou começar a dar aulas de reciclagem aqui na igreja que frequento e peguei umas dicas legais aqui no seu blog. Parabéns

Anônimo disse...

legal seu blog!
fiquei imppresionada com o tempo de degradação do vidro. 1 milhão de anos!!!

fique sabendo que este blog me ajudou no meu trabalho! tirei total!
kiss!
helena

Anônimo disse...

legal seu blog!
fiquei imppresionada com o tempo de degradação do vidro. 1 milhão de anos!!!

fique sabendo que este blog me ajudou no meu trabalho! tirei total!
kiss!
helena

Anônimo disse...

legal seu blog!
fiquei imppresionada com o tempo de degradação do vidro. 1 milhão de anos!!!

fique sabendo que este blog me ajudou no meu trabalho! tirei total!
kiss!
helena

Anônimo disse...

Super válido. A natureza agradece.

Parabéns!

Rossidê Rodrigues Machado

 
Copyright 2009 Scrap pelo Planeta. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree